Publicado por: Beatriz Dinis | 6 Maio 2012

João de Sousa Teixeira

Qualquer coisa a respeito de João de Sousa Teixeira…

Começando pelo fim, João de Sousa Teixeira respira poesia.

Nasceu em 1952, em Castelo Branco.

Já publicou: “Inocências”, “Ro(s)tos do meu país”, “Corpo de poema”, “Súbita Floresta”, entre outros livros.

Participa assiduamente em tertúlias, saraus e Oficinas de Escrita.

Com este poeta aprendemos que a Poesia é filha do Mote(pai) e da Metáfora(mãe).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A minha professora

dá-me o mundo inteiro

em números e letras

em troca dos meus sorrisos

e desenhos de borboletas.

 

A minha professora

tem cabelos compridos

como uma princesa

e os olhos refulgentes

como a natureza.


A minha professora

é linda e eu gosto dela

e ela de mim

não tenho mais palavras

gosto dela porque sim.

 

João de Sousa Teixeira

Responses

  1. Sinceramente agradecido pelo seu acolhimento (como prova o facto de ter puxado o link do seu blogue para o meu) deixo-lhe um poema de como também se podem ver os “nossos” meninos:

    ESTE MUNDO E O NOSSO

    A certa altura, o buliçoso rapaz
    esquadrinha o bolso dos calções,
    e, entre o pechisbeque e dois piões,
    descobre que o pretérito perfeito,
    é o tempo que menos falta faz.

    O que importa agora é o sujeito,
    e ao que teve pode acrescentar
    perto ou longe, os advérbios de lugar,
    os caminhos por andar, a fantasia,
    e tudo o que de mais tiver proveito.

    É o princípio dos verbos a conjugar
    muito além da física quântica
    e, sem preocupações de semântica,
    opor à regra a lei da utopia:
    – Ninguém morre sem eu mandar!

    Muitas felicidades pessoais e profissionais lhe desejo
    João de sousa Teixeira


Deixe uma Resposta

Categorias

